Planejar é o lado racional da ação

O planejamento não significa um trabalho a mais para o gestor, mas sim uma ferramenta administrativa indispensável para a continuidade de sua existência. O tempo levado para pensar como executar uma tarefa da forma adequada, determinando um prazo inicial e final para sua realização, economiza muitos problemas no futuro. As situações imprevistas são as grandes inimigas de quem não se planeja, pois elas ocasionam o retrabalho e o prejuízo de tempo. Por fim, a falta de preparação resulta no baixo rendimento do empreendimento e no avanço da forte concorrência.

 

Empreender é acreditar no sonho e nos objetivos, mas para ter sucesso, é necessário mais que apenas oferecer bons produtos ou prestar um ótimo atendimento: é imprescindível adotar a gestão estratégica no cotidiano da empresa.

 

Construir um referencial futuro a partir da percepção da realidade do negócio, avaliando os melhores caminhos a serem percorridos e antecipando os resultados esperados, é fundamental para não correr o risco de fechar as portas algum dia. O planejamento é o lado racional da ação e ao Fair Warning Sundancer mp3 download contrário do que se pensa, não é preciso ter um pós-doutorado em administração para premeditar os rumos e processos que a equipe precisa tomar amanhã ou daqui a um mês.

 

Trata-se de uma questão de sobrevivência, que pode ser perfeitamente contemplada com um pouco de boa vontade por parte do gestor. Com o instrumento da tecnologia da informação, por exemplo, o Programa QComércio apresenta aos lojistas gaúchos o sistema SCOPI, que possibilita desenhar os cenários prováveis e prevenir os colaboradores, sanando problemas antes que a credibilidade e rendimento do empreendimento sofram danos que podem ameaçar seu desenvolvimento.

 

O grande líder deve buscar a saída mais simples e eficiente para impulsionar o rendimento de todos. Como isso será feito? Comece a planejar agora!

 

Presidente da FCDL-RS Vitor Augusto Koch