Comunicação

CDL Uruguaiana reúne lojistas para debater os free shops

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Autorização da instalação das lojas francas em cidades gêmeas de fronteira foi o tema de mais uma edição do CDL 12 Horas

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas Uruguaiana, afiliada da FCDL-RS, promoveu no dia 28 de março mais uma edição do tradicional CDL 12 Horas. O evento teve como tema central a autorização da instalação das lojas francas em cidades gêmeas de fronteira no país.

 

Coube ao delegado da Receita Federal, Cláudio Montano falar sobre as diretrizes da Instrução Normativa N° 1.799/2018, que regulamenta a instalação das lojas Free Shops. Entre os pontos mais relevantes do documento destaca-se o artigo 5°, determinando que a autorização para concessão do regime especial de loja franca, quando feita em fronteira terrestre, seja feita à pessoa jurídica estabelecida no Brasil que atenda a determinadas condições e ter patrimônio líquido igual ou superior a R$ 2 milhões de reais.

 

O limite de isenção para compras em loja franca de fronteira terrestre, ficou estipulado no valor de 300 dólares ou o equivalente em outra moeda, por viajante, a cada intervalo de um mês.

 

A presidente da CDL Uruguaiana, Luciane Lopes, destacou a importância da instalação desse novo modelo de comércio para a fronteira, principalmente no âmbito sócio econômico.

 

- A CDL Uruguaiana acompanha de perto as dúvidas e questionamentos que recaem sobre a regulamentação, em especial, por parte do lojista uruguaianense. O tempo de discutir sobre a implantação dos Free Shops nas fronteiras brasileiras já passou, essa modalidade de comércio é uma realidade. Devemos a partir de agora, como comerciantes, empreendedores, nos reinventar para que a adequação a esse mercado aconteça naturalmente – definiu Luciane Lopes.

 

A última etapa para a efetiva instalação das lojas francas é a liberação, por parte da Receita Federal, do software para controle de operação. A previsão é que o sistema esteja liberado a partir de 23 de abril.

 

Também prestigiaram mais essa edição do CDL 12 Horas o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, Aerton Auzani; o 1° vice-presidente da FCDL-RS, Jorge Prestes Lopes; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, Douglas Sandri, entre outras autoridades e empresários presentes.

 

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar