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Criado em 1955, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) auxilia empreendedores a reduzir índices de inadimplência e traz mais segurança em transações financeiras

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), considerado o maior banco de dados de pessoas físicas e jurídicas da América Latina, é um aliado dos lojistas em suas rotinas de trabalho. O objetivo do serviço é permitir que entidades saibam da situação de quem solicita produtos, créditos, empréstimos ou serviços. O registro concentra dados pessoais e de pagamentos, proporcionando ao empreendedor a proteção contra casos de inadimplência e ao consumidor, um controle sobre sua situação econômica.

Através do sistema, o empreendedor pode consultar dados de mais de 2200 entidades em todas as capitais do país e nas principais cidades de cada estado. O registro fornece informações de abrangência nacional, como dados cadastrais, restrições SPC, pendências financeiras no Serasa, protestos estaduais e nacionais. A ferramenta tornou-se fundamental nas rotinas produtivas dos lojistas, trazendo a possibilidade de aumentar a lucratividade e reduzir prejuízos.

O serviço traz ao empresário um panorama sobre o comportamento financeiro de seus clientes em potencial, auxiliando na redução de índices de inadimplência e aumentando o poder de decisão no momento de concessão de créditos. É importante destacar que o banco de dados fornecido não dá garantias de que um consumidor é confiável, e sim, apresenta quem está com o “nome sujo”, mesmo que temporariamente.

Em caso de inadimplência, o SPC funciona através de um fluxo que inicia através da inclusão do débito no seu banco de dados. O serviço envia uma notificação ao consumidor da abertura de um registro, permanecendo oculto por 12 dias. Sem a quitação, a informação é disponibilizada para o mercado de todo o país. Essa movimentação acelera a recuperação da dívida em atraso e oferece proteção aos empreendedores.

O sistema também traz benefícios para os consumidores, por meio do crédito positivo. Este registro permite que os compradores coloquem seus históricos de pagamento. Com isso, são geradas mais oportunidades para os clientes através de uma ficha com referências favoráveis.

 

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