Comunicação

Produção cientifica do RS é reconhecida através do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, participou da solenidade de entrega da distinção, representando o Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (SDECT), realizou no dia 18 de outubro a entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, em evento no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.

 

Entre as diversas personalidades que prestigiaram a solenidade, esteve o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, que, na ocasião, representou o Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS. Coube ao presidente Vitor Augusto Koch efetuar a entrega do prêmio na categoria Pesquisador Empreendimento.

 

- Estamos orgulhosos por participar da solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho. A distinção demonstra a importância da pesquisa científica na melhoria de vida da população e no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Foi um momento de celebrarmos o trabalho dos pesquisadores que dedicam uma vida em prol da geração do conhecimento – destacou Vitor Augusto Koch.

 

O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, expressou a satisfação de realizar este reconhecimento a pesquisadores que são referência em suas áreas de conhecimento. Além disso, reafirmou o compromisso de buscar mais investimentos em pesquisa, através das parcerias com agências federais e manter a regularidade dos investimentos já contratados.

 

O Prêmio Pesquisador Gaúcho, que chegou a sua 8ª edição em 2018, foi criado com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento científico, tecnológico e de inovação para alavancar o desenvolvimento do Estado.

 

Neste ano foram premiadas seis áreas do conhecimento (pertinentes ao ano par), na modalidade Pesquisador Destaque: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Matemática, Astronomia, Estatística, Geociências); Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo, Planejamento Urbano e Regional, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia, Administração, Contabilidade e Economia); Ciência da Computação; Engenharias e Química.

 

A premiação também contemplou categorias para jovens cientistas e pesquisadores atuando em empresas e na área industrial com foco na inovação tecnológica, através das categorias: Jovem Pesquisador, Pesquisador Empreendedor e Pesquisador na Indústria.

 

Os agraciados na solenidade de 18 de outubro foram os seguintes:

 

Pesquisador Destaque

 

Ciências Biológicas – Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS)

Engenharia - Helio Leães Hey- (UFSM)

Ciências Exatas e da Terra – Pedro Luís Grande (UFRGS)

Ciências Sociais Aplicadas – Maria Amélia Bulhões (UFRGS)

Computação - Luís da Cunha Lamb (UFRGS)

Química - Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM)

 

Prêmio Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”

 

Aluísio Jardim Dornellas de Barros (UFPel)

 

Jovem Pesquisador

 

Angenor Geovani Auler (UERGS)

 

Pesquisador Empreendedor

 

Rodrigo Coelho Barros (PUCRS)

 

Pesquisador na Indústria

 

Daniel Teixeira (Indústria Mecânica NTC)

R. Doutor Flores, 240 2°Andar - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90020-120 | (51) 3213.1777 | fcdl@fcdl-rs.com.br

© 2018 Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Todos os direitos reservados.

Procurar